Nova ferramenta do Governo Federal, desenvolvida pelo Ministério da Gestão em parceria com o Serpro, permite o envio de informações sobre serviços do interesse de cada pessoa.

Os usuários da plataforma Gov.br agora contam com uma nova ferramenta para receber informações oficiais personalizadas do governo federal: a Caixa Postal Gov.br.
Desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com o Serpro, a solução inova ao permitir comunicação direta e segura entre os órgãos públicos e os cidadãos, reduzindo os riscos de fraudes e desinformação.
O novo serviço começa a operar com o envio de mensagens aos candidatos aprovados para cargos de ensino médio e aos convocados para os cursos de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), alcançando cerca de quatro mil pessoas. No futuro, a ferramenta poderá ser utilizada para informações sobre vacinação, concessão de benefícios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscrições em exames educacionais como o Enem e o Sisu, e orientações sobre aposentadoria, entre outros serviços públicos de interesse do cidadão.
“A criação da caixa postal do Gov.br representa mais um avanço importante e inaugura uma nova era de relação digital do Estado com as pessoas”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. O Gov.br já conta com cerca de 164 milhões de usuários e possibilita acesso a 4,5 mil serviços digitais. O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, reforça a importância estratégica da inovação.
“A caixa postal é uma evolução significativa na comunicação digital do governo, garantindo que a informação oficial chegue diretamente ao cidadão, com segurança e confiabilidade", avaliou.
Para garantir autenticidade e segurança, apenas usuários com conta Gov.br de nível Prata ou Ouro terão acesso à Caixa Postal, que estará disponível tanto no site oficial quanto no aplicativo da plataforma. Isso significa que as mensagens serão encaminhadas de forma direta, evitando tentativas de fraude por terceiros.
| COMO ACESSAR A CAIXA POSTAL
A funcionalidade será ativada automaticamente para todos os cidadãos cadastrados na plataforma Gov.br, mas o acesso será restrito a quem possui conta Prata ou Ouro. Para elevar o nível da conta, o usuário pode utilizar o reconhecimento facial via Carteira Nacional de Habilitação (CNH), validar dados em um dos bancos credenciados ou, no caso do nível Ouro, utilizar o reconhecimento facial da Justiça Eleitoral, o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Além disso, os usuários podem ativar as notificações push no aplicativo Gov.br para receber alertas sobre novas mensagens. Mesmo sem notificações ativas, a Caixa Postal poderá ser acessada diretamente pelo site ou aplicativo.
“É importante que a população confie e acesse sua caixa postal, para não perder nenhuma informação do seu próprio interesse ou mesmo perder o acesso a algum serviço público ou benefício”, complementou o secretário Mascarenhas.
"A robustez da plataforma Gov.br exige um alto padrão de infraestrutura e segurança, que só o Serpro é capaz de fornecer”, acrescentou o superintendente de Clientes de Governo Digital da estatal federal de TI, Alexandre Ávila. “Agora, os cidadãos passam a contar com um canal oficial e unificado para receber mensagens personalizadas, sem intermediários, reduzindo a dependência de e-mails ou SMS e, principalmente, prevenindo golpes", conclui Ávila.
Fonte: Agência GOV