Além de ser um processo super simples e intuitivo, você ainda pode contar com nossa equipe de suporte gratuitamente para fazer sua implementação.
Para a primeira implementação, pós-ativação do Plano, bastam realizar 3 passos:
1º Passo: Fazer Download e Instalar o Malha Fina do Contador
Na sua área online, acessada em web.malhafina.cnt.br, dentro aba Dashboard, há a opção Baixar o Malha Fina do Contador, podendo selecionar o instalador para Windows ou MacOS.
Após o Download, instale o Malha Fina do Contador no mesmo computador que possui os IRPF's instalados;
Note se o Malha Fina do Contador já identificou as DIRPF dos anos anteriores ao atual. E em caso contrário, defina onde a pasta "ProgramasRFB" esta instalada no seu computando, bastando clicar em Configurações (ícone de engrenagem no canto superior direito do programa) e depois em editar, definido "Escolher Manualmente".
2º Passo: Ativar o Malha Fina do Contador e Configurar os Acesso eCAC
Dentro do programa do Malha Fina do Contador clique em ATIVAR AGORA ou em Configurações:
Informando o mesmo E-mail e Senha de acesso à Área Online, para a ativação;
Verifique se já é possível visualizar as DIRPF e suas respectivas Análises de Caixa do Ano atual.
3º Passo: Ativar os Acesso e-CAC na Área Online
Após este processo bastará acessar a Área Online e cadastrar os Acessos ao eCAC, seguindo os passos:
Cadastrar o Certificado A1 (que vai gerar a busca automática pelas procurações eletrônicas);
Senhas GOV.BR de clientes que você ainda não tenha as procurações.
Pontinho! Em 24h todos os Clientes são Sincronizados e as procurações eletrônicas são Identificadas. Em 48h todas as Consultas do Processamento, Débitos e Pendências são finalizadas e notificações serão enviadas por e-mail.
Para o uso das demais funcionalidades bastam realizar outras pequenas Configurações
Os passos anteriores são fundamentais para o funcionamento do Malha Fina do Contador, porém há outras configurações mais secundárias para uso de funcionalidades específicas.
Configurações
Na Área Online, dentro da aba "Configurações", defina as informações de Dados da Organização, como Nome, CNPJ, Endereço Completo e Logo do Escritório. Estas informações são necessárias para as exportações personalizadas em PDF, seja de listagem, análises, recibos e demais documentos.
Usuários
Os Usuários são ilimitados, e você pode criar quantos desejar, com as permissões que achar conveniente. Os Usuários são importantes para identificar Responsáveis, Permitir Instalações em outros Computadores com acessos diferentes e Permitir acessos personalizados, auxiliando na sua Gestão.
Documentos
Para iniciar a inclusão de Documentos IR dos seus Clientes, primeiro necessitará da Configuração das pastas padrões, definindo nome das pastas, subpastas e suas devidas sequências. Basta acessar a aba "Documentos" na Área Online, clicar no botão Configurações, no canto superior direito, e Adicionar as pastas seguindo as orientações.
Temos uma sequência padrão, caso queira utilizar:
Se preferir copiar os textos e utilizá-los, segue a sequência:
Documentos Pessoais
Bancos (Comprovantes e Informes)
Despesas Médicas
Despesas Educação
Aplicação Bolsa de Valores
Informes de Rendimentos
Bens Imóveis
Bem Móveis
Posso Instalar o Malha Fina do Contador em Rede/Servidor?
O Malha Fina do Contador funciona nativamente em um computador, impossibilitando sua instalação ou uso em Rede/Servidor. Porém, há a possibilidade de acesso do Malha Fina do Contador ao IRPF que esteja instalado em Rede/Servidor.
Posso Instalar o Malha Fina do Contador em quantos Computadores?
As Instalações e Usuários são ILIMITADAS. Você pode baixar e instalar em quantos computadores necessitar.
SUGESTÃO: Caso em cada computador instalado tenha um Colaborador/Contador específico, crie Usuários dos acessos, com as devidas permissões, para que o Malha Fina do Contador identifique Responsáveis e lhe auxilie na Gestão das DIRPF.
Preciso ter o Programa Instalado e a Área Online?
O Programa funciona como um sincronizador de clientes e informações, além de lhe entregar as Análises de Caixa automaticamente e em tempo real. Já na Área Online as inteligências artificiais realizam as consultas e acessos ao e-CAC. Logo os dois ambientes são complementares para o pleno funcionamento e entrega de todas as funcionalidades.
Preciso cadastrar Clientes? E há a possibilidade de arquivar Clientes?
O processo é feito completamente por Leitura e Sincronização. Logo todos os Clientes identificados nos IRPF's são cadastrados automaticamente, utilizando apenas as informações necessárias para a entrega das funcionalidades. Caso exista a necessidade de incluir um Ciente manualmente, que você não realizou a DIRPF, na Área Online há o botão "+ Novo Cliente" em quase todas as páginas. Basta realizar o cadastro com as informações solicitadas e o Cliente é incluso nas funcionalidades do Malha Fina do Contador. Já para o processo de arquivamento de clientes, basta clicar sobre o Cliente que deseja arquivar e clicar no botão "ARQUIVAR". Neste processo o Cliente será armazenado na aba Arquivados, para poder ser resgatado, sem perda de dados.
Como funcionam as Consultas aos status de processamento?
As Inteligências Artificiais verificam quais acessos ao eCAC estão disponíveis. Primeiro Procuração > Certificado > Senha Gov. Caso não encontre os acessos ela informa o status: Sem Acesso. As Consultas são realizadas fora do horário comercial, para não afetar a estabilidade da plataforma, com notificações de alterações por email no primeiro horário da manhã. Todas as Consultas são realizadas constantemente, com regulação de frequência conforme a emergia do status apresentado.
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