top of page

Contratar um Colaborador ou uma IA. Como esta decisão pode arruinar o seu Escritório Contábil?

Encontrar Profissionais de qualidade para o seu Escritório está cada vez mais difícil, e agora com o boom das Inteligências Artificiais tudo fica ainda mais complexo para decidir um próximo passo.


EScritório

Já não é mais novidade que várias ferramentas com inteligências artificiais (IAs) estão substituindo a mão de obra humana. Tudo isso alinhado com o mercado cada vez mais escasso de Profissionais qualificados.


No meio disso tudo há um Contador, com suas milhões de demandas e responsabilidades, tendo que gerir seu Escritório entre:


Clientes X Colaboradores x Ferramentas x Obrigações.


Mesmo que as IAs tragam mais eficiência, o atendimento humanizado ainda é essencial na prestação de serviços de um Escritório Contábil. E é nesta hora que a balança perde seus pesos e o Contador volta a se afogar nas demandas sem delegações, findando com seu maior e mais valioso bem... O TEMPO. E esta com certeza é a receita para RUÍNA do Contador e seu Escritório.


| MAS E AGORA? CONTRATAR UM NOVO COLABORADOR OU UMA IA?


Pode parecer uma pergunta de extremos, mas é um ótimo convite para uma reflexão interessante e fundamental para os próximos passos do seu Escritório Contábil.


Precisamos de um Atendimento Humanizado, de Qualidade e Extremamente Eficiente, em que o Contador possa respirar, confiando de olhos fechados na sua equipe. Certo?


Substituir completamente os processos por automações ou automações por "Robôs humanos" não seria uma ótima saída. Mas encaixar as peças certas, nos processos corretos, este, sim, é o trabalho cirúrgico da gestão.


Captar Colaboradores com "Inteligência Humana" de empatia, abertura para aprendizado e comunicação efetiva, e conectando os mesmos com Ferramentas de automações e otimização de rotinas, pode ser o "acordo de paz" entre Humanos e Robôs para suas decisões no Escritório Contábil.


Pode parecer uma reflexão ingênua, mas pode abrir a porta para um processo simples de (re)estruturação interna do Escritório:


  • CONTRATAÇÃO DE PESSOAS: Maior atenção aos traços de personalidade ou soft skills;

  • CONTRATAÇÃO DE FERRAMENTAS: Maior atenção a usabilidade das funcionalidades e praticidade na entrega.


A análise do Colaborador é muito pessoal e parte do que o você acredita como habilidades fundamentais, mas para Ferramentas, o Malha Fina do Contador é o instrumento certo, quando se fala em facilidade de aprendizado, experiência simplificada e entrega segura para as rotinas de Monitoramento, Análise e Gestão do IRPF.


A propósito, o texto foi todo criado por um humano e a imagem da matéria por uma IA. Criatividade e otimização sempre serão bons aliados.



 

Aproveite e assine nossa newsletter, para receber atualizações sobre Imposto de Renda, Mundo Contábil e o Malha Fina do Contador no seu e-mail:














 

24 visualizações
bottom of page