top of page

FIM DO PRAZO: Para a entrega do IRPF dos municípios afetados por calamidade no RS

Os 339 municípios do Rio Grande do Sul, que tiveram seus prazos de transmissão das Declarações de Impostos de Renta de Pessoa Física (DIRPF) 2024 estendidos, tem até o dia 30 de agosto para finalizar as transmissões, e no dia 2 de setembro dá-se início à recepção das DIRPF com atraso e retificações.


IRPF - Fonte: Receita Federal
Fonte: Receita Federal

Como já é de conhecimento de todos, estes municípios tiveram seus prazos estendidos por terem sido afetados pelas fortes chuvas entre abril e maio. A Receita Federal alerta para o fim do prazo, restando em torno de 15 dias, além de esclarecer prazos e processos:


  • FIM DO ENVIO: as DIRPF deverão ser entregues até o dia 30 de agosto de 2024, às 23h59min59s.


  • INTERRUPÇÃO TEMPORÁRIA: entre as 00h de 31 de agosto e 07h59 de 2 de setembro de 2024 a recepção das DIRPF será interrompida.


  • RECEPÇÃO DAS DIRPF EM ATRASO E RETIFICAÇÕES: a partir das 08h de 2 de setembro de 2024, a recepção de declarações em atraso e retificadoras será retomada.


Segundo o Supervisor Nacional do Imposto de Renda, José Fonseca, já foram entregues mais de 2.488.519 declarações (até o dia 16 de agosto), representando 90% do total esperado. Porém, em apenas 124 municípios, o total previsto foi alcançado, destacando-se o TUNAS-RS, que transmitiu apenas 59% do esperado. (Dados Receita Federal)


O Malha Fina do Contador está do olho em todas as movimentações do IRPF e é o parceiro dos Contadores para o Monitoramento, Análise e Gestão das DIRPF.


Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações:






6 visualizações
bottom of page