top of page

Projeto Cartas 2024: Receita Federal envia 500 mil cartas a contribuintes de todo o país

A iniciativa visa incentivar a autorregularização de quem está com a declaração IRPF 2024 em malha.


carta
Fonte: Receita Federal

Receita Federal iniciou, na última terça-feira, 26/09, o envio de 500 mil cartas a contribuintes pessoas físicas de todo o país que estão com a declaração do Imposto de Renda (IRPF2024) retida na malha fina. A intenção é incentivá-los a providenciar sua própria regularização, evitando multas. As cartas serão enviadas em lotes semanais, até o dia 28 de outubro.


Trata-se do Projeto Cartas 2024, ação institucional anual que incentiva a conformidade tributária.


Para saber se a declaração tem alguma pendência, não é preciso ir a uma unidade de atendimento e nem contratar serviço especializado.


O próprio cidadão pode consultar as pendências acessando o serviço MEU IMPOSTO DE RENDA na página da instituição (dentro do e-CAC) ou pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para download em aparelhos com IOS e Android.


Para acessar o serviço MEU IMPOSTO DE RENDA, é preciso ter contagov.br, selo ouro ou prata.


Quando a declaração está retida em malha, ela apresenta a informação “Com Pendência” no MEU IMPOSTO DE RENDA. Acessando o link dessa pendência, é possível identificar o motivo da retenção, e consultar orientações de como providenciar correção.


É importante verificar se todos os valores declarados estão corretos e se há documentação que comprove o que foi informado na declaração. Se houver erro nas informações declaradas, basta apresentar uma declaração retificadora.


Não é preciso comparecer a uma unidade da Receita Federal para fazer isso.

Aproveitar essa oportunidade e corrigir as informações antes de ser intimado ou notificado evita o risco de multas que podem ir de 75% a 150% do valor do imposto que tiver que pagar depois de notificado pelo órgão.


| QUAIS OS ERROS MAIS COMUNS QUE PODEM PROVOCAR A RETENÇÃO DA DIRPF EM MALHA


  1. Esquecer de declarar rendimentos recebidos de forma pontual no ano-calendário;

  2. Não incluir os rendimentos recebidos pelo dependente;

  3. Não informar todos os rendimentos de aposentadoria, quando titular ou dependente recebem aposentadoria de mais de uma fonte pagadora;

  4. Errar o ano em que a despesa médica foi realizada;

  5. Errar o valor pago de despesa médica;

  6. Informar como despesa médica gastos que não podem ser deduzidos como tal;

  7. Informar VGBL (Plano Vida Gerador de Benefícios) como dedutível. Este tipo de plano não é previdência privada e não pode ser dedutível por falta de previsão legal.


| MODELO DA CARTA



Fonte: Receita Federal


| COMO FUNCIONA NO MALHA FINA DO CONTADOR


Quando as inteligências artificiais identificam Pendência, ao realizar suas consultas, é apresentado o Status de Processamento: COM PENDÊNCIA. Além disse é enviada uma motivação para o e-mail, com o status identificado.



Dentro do próprio Malha Fina do Contador, tanto na área online e programa instalado, há a possibilidade de visualizar que o Contribuinte está com pendência, e dentro da aba PENDÊNCIAS, é possível visualizar a pendência com detalhes e pendências de anos anteriores, sem a necessidade de acessar o e-CAC cliente por cliente, com apenas alguns cliques.


Tudo isso para trazer mais agilidade e segurança no Monitoramento, Gestão e Análises das DIRPF. Quer falar com nessa equipe? Nos acione no WhatsApp CLICANDO AQUI.


 

Aproveite e assine nossa newsletter, para receber atualizações sobre Imposto de Renda, Mundo Contábil e o Malha Fina do Contador no seu e-mail:














 

6 visualizações
bottom of page