top of page

Selic a 13,25% acelera projeção da IFI para a taxa de juros

Com o anúncio desta semana do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, confirmando a taxa Selic em 13,25%, a projeção da Instituição Fiscal Independente (IFI) para a alta dos juros em 2025 não apenas se mantém, mas tende a seguir em ascensão.


Selic

A Instituição Fiscal Independente, órgão ligado ao Senado que atua para aumentar a transparência das contas públicas do país, fez uma projeção de 14,25% para a taxa de juros de 2025. Mas a previsão elevada da Selic para o final deste ano já está muito próxima de ser alcançada com o anúncio formal do índice de 13,25% feito esta semana pelo Comitê de Política Monetária, o Copom, do Banco Central.


Com a informação do Copom de um novo aumento, de um ponto percentual, na taxa em março, a estimativa da Selic feita pelos economistas da IFI cresce ainda mais e os fatores econômicos atuais explicam essa alta, conforme analisa o diretor da instituição Alexandre Andrade. Ele destaca índices e indicadores de atividade econômica que ratificam esse cenário:


"A Selic tem subido em razão das pressões inflacionárias e da trajetória do IPCA. Os preços de serviços têm rodado bem acima da média dos preços da economia. O nível da taxa de câmbio é um fator relevante para as decisões de política monetária tendo em vista que o dólar influencia a formação de diversos preços na economia. Outro fator de preocupação são os preços dos combustíveis. O óleo diesel principalmente influencia indiretamente vários outros preços, é fator de custo pra transporte, pra fretes."

O economista detalha que o IPCA, índice oficial de inflação do Brasil, encerrou 2024 em 4,8%, acima da meta de 3% fixada pelo Conselho Monetário Nacional, que é o órgão superior do Sistema Financeiro responsável pela formulação da política da moeda e do crédito para a estabilidade do real e o desenvolvimento econômico e social do país.


Alexandre Andrade também enfatiza que em fevereiro haverá um aumento de ICMS sobre gasolina e diesel, levando a um provável reajuste dos combustíveis pela Petrobras.


Fonte: Rádio Senado


 

Aproveite e assine nossa newsletter, para receber atualizações sobre Imposto de Renda, Mundo Contábil e o Malha Fina do Contador no seu e-mail:














 

1 visualização
bottom of page